Você já reparou que às vezes ficamos doentes ou entristecidos nos momentos em que as circunstâncias começam a melhorar, ou seja, depois de um avalanche de estresse e dificuldades, justo no momento em que as coisas parecem começar a entrar nos eixos, você adoece ou é tomado pela tristeza e desânimo? Vou exemplificar melhor: imagine que você está sobrecarregado no trabalho, com várias tarefas importantes a serem feitas, você se esforça para dar conta de tudo e no final, quando tudo está resolvido, justamente quando você entra de férias ou tem um momento de descanso é que surgem as doenças, o desânimo e a tristeza. Já se perguntou porque isso acontece?
A verdade é que quando estamos sobrecarregados, estressados e ansiosos o corpo produz uma série de neurotransmissores e hormônios que ajudam nosso corpo e mente a dar conta daquela situação. Isto porque nossas demandas por desempenho físico e mental estão aumentadas e o corpo reage a isto, nos dando energias extras. Porém, nosso organismo não é capaz de manter esse alto rendimento o tempo todo, e quando as exigências diminuem, ou seja, quando chega a calmaria é que vem a conta, ficamos doentes, entristecidos, esgotados fisicamente e mentalmente.
Em meio aos atropelos da vida é importante tentarmos manter o equilíbrio, ter momentos de relaxamento, fazer coisas que gostamos, conviver com pessoas que nos façam bem, praticar atividades físicas, etc.
O processo psicoterápico também é uma ferramenta importante para o autoconhecimento, controle das emoções e aumento da resiliência. Invista em sua saúde mental.