Atendimento Psicoterápico Online – Uma nova realidade.

 

 

Você sabia que já possível realizar Psicoterapia Online? Isso mesmo, essa já é uma realidade que inclui os serviços da Psicologia. As tecnologias da Informação e Comunicação, conhecidas como TICS – transformaram rapidamente o mundo que conhecíamos. Atualmente o uso principalmente de smartphones é uma realidade em todas as faixas etárias. O acesso a internet cresce a todo o vapor e todas essas condições ocasionaram uma profunda transformação na maneira como interagimos e temos acesso a informação.

Os serviços nas mais diversas áreas evoluíram incluindo as facilidades da era da informática. É dever da psicologia também estar atenta a estas mudanças na forma de organização da sociedade e pensar em estratégias de alcançar o público que necessita dos serviços psicológicos. 

Inicialmente, a demanda por novas formas de atendimentos, que incluíssem o uso da internet, foi percebida pelos próprios profissionais psicólogos e diante desta demanda da categoria o Conselho Federal de Psicologia veio aprimorando as resoluções e diretrizes. 

A regulamentação mais recente é a Resolução CFP № 11/2018 que permite a prestação dos seguintes serviços psicológicos: 1) Atendimentos psicológicos de diferentes tipos; 2) Processos de Seleção de Pessoal; 3) Aplicação de instrumentos e testes psicológicos (que tenham parecer favorável) e 4) Supervisão Técnica. 

Para realizar o Atendimento Online o Psicólogo deve preencher um cadastro no qual apresenta sua proposta de trabalho, o cadastro é avaliado pelos respectivos Conselhos Regionais de Psicologia e o profissional que tiver o cadastro aprovado pode iniciar a prestação de serviço.  

Se você tiver interesse no atendimento online alguns  cuidados necessitam ser observados. O Conselho Federal de Psicologia mantém atualizado um cadastro de todos os profissionais que estão habilitados a prestar os serviços psicológicos online, trata-se do Cadastro e-Psi que pode ser acessado por qualquer pessoa no seguinte endereço: https://e-psi.cfp.org.br/. Assim, os interessados podem ter certeza de que o profissional em questão é psicólogo e está habilitado a realizar os atendimentos online. 

Estudos e pesquisas, principalmente realizados no exterior, onde os atendimentos online foram regularizados anos atrás, demonstram que o atendimento online apresenta resultados similares aos atendimentos presenciais. 

Entre os benefícios do atendimento online podemos citar: 1) evita que o paciente tenha que se deslocar, pegando trânsito, principalmente nos grandes centros urbanos; 2) maior flexibilidade de horários, 3) pacientes que sofrem de timidez e que dificilmente procurariam um atendimento presencial podem se beneficiar deste tipo de atendimento, 4) torna possível o atendimento de pacientes doentes e acamados, 5) possibilidade de atendimentos de brasileiros no exterior e 6) possibilidade de atendimento de pacientes em áreas remotas do brasil, onde não há profissionais disponíveis. 

É importante ressaltar que a Resolução CFP 11/2018 proíbe o atendimento online em determinadas situações, como: atendimento de pessoas e grupos em situação de desastres, urgência e emergência e atendimento de pessoas e grupos em situação de violação de direitos ou de violência. 

Se você se interessou em ter mais informações sobre a psicoterapia online ou conhece alguém que se beneficiaria deste serviço entre em contato comigo através da redes sociais: Facebook: Fernanda Monteiro Furlan; Instagram: @psicologa.ferfurlan ou pelo telefone/whatsapp: (19) 99273-6581. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

Atendimento via Whatsapp

× Fale comigo